domingo, 1 de março de 2009

O Poder sobre a vida

Com o avanço da medicina, muitas doenças que antes não tinham cura, hoje são tratadas sem muitas dificuldades. Porém, infelizmente, não conseguimos sanar todas as enfermidades.
Um tema muito polêmico na medicina é a Eutanásia. Muitas pessoas são a favor e muitas são contra e até agora ninguém chegou em um consenso.

O que fazer com pacientes terminais, em estado vegetativo ou com alguma doença que o impossibilita de ser produtivo? No mundo em que vivemos, pós revolução industrial, ser improdutivo não é uma coisa boa.

Antes de decidir o que fazer com a vida do paciente, os médicos devem de qualquer forma aliviar a dor física e psicológica do enfermo e, se possível, ir atrás da cura. Nessas horas, as pessoas devem esquecer da questão da produtividade e do custo que alguém nesse estado proporciona, não podem esquecer que estão falando de uma vida, uma coisa que a natureza demorou milhões de anos para conseguir aprimorar e chegar nesse estágio que conhecemos.

Como é um assunto bastante polêmico, não existe o dono da verdade. Mas uma solução viável seria que aos 21 anos, após estar bem informada sobre o assunto, a pessoa decidisse o que os outros devem fazer com sua vida se ela se ela ficar nessa situação. Se ela quer ser morta após um ano, dois ou mais. Antes dos 21, caberia aos pais essa decisão.

Gabriel Aranha

Um comentário:

  1. Qual é a razão de ser 21 anos e não 19, por exemplo? Só por curiosidade mesmo que eu quero saber, sem crítica alguma. Apenas o critério me interessa..

    ResponderExcluir